google.com, pub-5144189149288397, DIRECT, f08c47fec0942fa0

NOVIDADES DO BLOG

segunda-feira, 7 de janeiro de 2013

ASCENDENTES DO CORONEL ANTÔNIO JOAQUIM DE SANTANA (CEL. SANTANA)





Por: Jonas Klebio Landim Santana

 Consta nesta pesquisa, retirada do livro: A Estirpe de Santa Teresa de Joaryvar Macedo, três gerações dos Ascendentes em Linha reta e alguns colaterais (irmãos) do aludido Coronel.

1º GERAÇÃO

Mãe: Jacinta Maria de Jesus (Iaiá). A seu respeito registra-se fato singular. Foi genitora de dois expoentes do mandonismo sertanejo que, no Ceará, teve sua apoteose ao tempo da oligarquia aciolina. Jacinta casada duas vezes na família, 1º com: Juvêncio Joaquim de Santana Filho, 2º com Raimundo Antônio de Macedo (Mundoca), filho de João Antônio de Macedo e Maria das Dores da Encarnação. (Não consta filhos do 2º casamento)

Pai: Juvêncio Joaquim de Santana, filho de Manuel Joaquim de Santana e Deodora Ferreira Lima ou Deodora Fernandes Vieira de Melo.

Irmão: Juvenal, falecido com pouca idade.

Irmão: Coronel João Raimundo de Macedo (Coronel Joca do Brejão). Falecido em 1922. Residiu no município de Barbalha, onde no primeiro quartel do atual século, tornou-se mandão, substituindo o Cel. Manuel Ribeiro da Costa (Cel. Neco Ribeiro), intendente do predito município a quem despojou do cargo, a bala, no dia 3 de março de 1906. A luta durou 8 horas, encerrando-se com a capitulação do Cel. Neco. O Cel. Joca, dos mais influentes chefes políticos do Cariri de então, foi o Diretor Político do Jornal ¨A União¨ (órgão do Partido Republicano), de Barbalha.

Irmã: Luisa Maria de Jesus (Lolô). Casada com seu parente Major Antônio Pimenta da Costa , filho de Manuel Pimenta da Costa e Maria da Cruz Neves (MArlinha).

Irmã: Maria de Jesus Macedo (Marica). 1º mulher do Cel. Conrado Manuel da Cruz, seu primo, filho do Tte-Cel Manuel Saraiva da Cruz (Né da Cruz) e Maria de Jesus Macedo (Marica).

Irmã: Joaquina Jacinta de Jesus. Falecida em 1892. Casada com seu primo Cândido José de Macedo, filho de José Antônio de Macedo (Cazuza) e Cândida Maria da Conceição.


2º GERAÇÃO

Avós Maternos: Tenente José Antônio de Jesus. Segundo informe do desembargador Manuel Joaquim de Santana ao autor, este seu bisavô tomou parte nos batalhões recrutados pelo destemeroso Capitão-mor José Pereira Filgueiras, para combater no Piauí e no Maranhão, as forças do general português, Cunha Fidié. O Tenente José Antônio de Jesus casou-se com Maria Vieira Correia de Sampaio (Mariazinha), filha de Jorge Machado, português, e Ana Correia de Sampaio ou Ana Vieira de Jesus.

Avós Paternos: Manuel Joaquim de Santana, casado com a baiana de Santa Sé, Deodora Fernandes Vieira de Melo, consoante os registros eclesiásticos, ou Deodora Ferreira Lima, como consta de uma Escritura em poder de Cícero Joaquim de Santana.

3º GERAÇÃO

Bisavós Maternos: Luisa Paes Landim. Casada aos 17/11/1795, com o Capitão Manuel Antônio de Jesus, pernambucano do Cabo, viúvo de Eugênia Francisca de Jesus, pernambucana também do cabo, Mariana Ribeiro Calado. O Capitão Manuel Antônio de Jesus, falecido em 24/02/1828, aos 77 anos, e foi sepultado na Matriz de Missão Velha. É ele o tronco dos JESUS do Cariri 

Bisavós Paternos: Ana Maria de Jesus. Casada aos 15/12/1795, com o Comandante Joaquim José de Santana natural da freguesia do Rio Fundo – Bahia, viúvo de Francisca Gomes de Amorim, falecida em Pau dos Ferros. O aludido Comandante, que faleceu com 70 anos, aos 14/07/1883, sendo sepultado na Matriz de Missão Velha e que era filho do casal baiano Luis Correia Franco e Potenciana Joaquina da Conceição, é, no Cariri cearense, o tronco da família SANTANA.

2 comentários:

  1. Peço um esclarecimento sobre a data de falecimento de Joaquim José de Santana, pois se ele faleceu em 1883 aos 70 anos, teria nascido em 1813, o que seria impossível ter-se casado em 1795.

    ResponderExcluir